sábado, 13 de fevereiro de 2016

CFM E AMB ALERTAM OS MÉDICOS SOBRE OS CONTRATOS COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE


Site de Legislação em Saúde no Brasil

CFM E AMB ALERTAM OS MÉDICOS SOBRE OS CONTRATOS COM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE


Os contratos com as operadoras de planos de assistência à saúde devem contemplar a cláusula de livre negociação entre as partes e deve prever como índice a ser aplicado, conforme regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) sem qualquer fracionamento ou redutor.

As novas regras contratuais foram regulamentadas pela Lei 13.003/14, que estabelece a obrigatoriedade  de contratos por escrito e detalhados entre as operadoras de saúde e os prestadores de serviço, com as obrigações e responsabilidades especificadas. Segundo a lei, a ANS passou a ter a atribuição de fixar um índice de reajuste em casos específicos, quando a forma de reajuste prevista no contrato for a livre negociação e não houver consenso entre as operadoras e os prestadores de serviços sobre os índices de correção aos serviços contratados. A base de cálculo definida pela ANS para se chegar ao percentual de reajuste é o IPCA cheio, que corresponde ao valor acumulado nos 12 meses anteriores à data do aniversário do contrato.

Os contratos que não atendam às diretrizes recomendadas pelas entidades representativas poderão ser comunicados diretamente à AMB através do e-mail    cbhpm@amb.org.br.

Atenção:


  • Não assinem contratos que não contemplem a cláusula de livre negociação entre as partes;
  • Não assinem contratos que proponham o fracionamento de qualquer índice. O índice regulamentado pela ANS é o IPCA cheio, o qual deverá ser adotado em sua integralidade.
  • Contratos que não atendam a estas diretrizes deverão ser comunicados diretemente `Associação Médica Brasileira (cbhpm@amb.org.br)







http://www.luizhorta.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário