terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MOBILIZAÇÃO PELA DERRUBADA DO VETO AO ORÇAMENTO QUE REDUZ RECURSOS DA SAÚDE


Site de Legislação em Saúde no Brasil

MOBILIZAÇÃO PELA DERRUBADA DO VETO AO ORÇAMENTO QUE REDUZ RECURSOS DA SAÚDE


O Conselho Federal de Medicina (CFM) aderiu à campanha pela derrubada, pelo Congresso Nacional, do veto da presidente da República Dilma Roussef ao parágrafo 8° do artigo 38 da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO 2016), que retirou cerca de R$ 10 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde em 2016.

O Manifesto foi proposto pelo Ministério Público do Tribunal de Contas do Pará e teve a adesão de outras entidades como a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Grupo Nacional dos Membros do Ministério Público (GNMP), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

O parágrafo 8° do artigo 38 da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO 2016) garantia que não haveria perdas para o custeio do Sistema Único de Saúde (SUS) na transição entre a Emenda Constitucional n° 29/2000 e a Emenda Constitucional n° 86/2015.




A EC n° 29/2000 previa que a União deveria investir em saúde um percentual referente à variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Com a EC n° 86/2015, o percentual tem por base a Receita Corrente Líquida (RCL).

O veto deve ser votado pelo Congresso Nacional a partir da próxima semana e, caso não seja derrubado, a perda de cerca de R$ 10 bilhões para o orçamento do Ministério da Saúde comprometerá as ações de promoção à saúde, como o combate aos vírus da dengue, chikungunya e zika, manutenção de hospitais, atenção básica, saúde da família, campanhas de vacinação e ações da vigilância epidemiológica e sanitária.


FONTE: CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA



http://www.luizhorta.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário