quinta-feira, 14 de abril de 2016

LEI QUE AUTORIZA A PRODUÇÃO E VENDA DA "PÍLULA DO CÂNCER" É SANCIONADA


Site de Legislação em Saúde no Brasil



LEI QUE AUTORIZA A PRODUÇÃO E VENDA DA "PÍLULA DO CÂNCER" É SANCIONADA  


Resultado de imagem para fosfoetanolamina

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que permite a produção e comercialização da fosfoetanolamina sintética, conhecida como "pílula do câncer", mesmo sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e apesar de os estudos técnicos não terem confirmado sua eficácia e segurança.

A presidente seguiu a orientação da Casa Civil que recomendou pela sanção da lei com o intuito de evitar mais desgaste e perda de votos às vésperas da votação do processo de impeachment que ocorrerá na Câmara dos Deputados neste final de semana.

A lei sancionada permite que os pacientes diagnosticados com câncer usem a fosfoetanolamina síntética por livre escolha após assinar o termo de consentimento e responsabilidade, até que sejam concluídas as pesquisas científicas para seu registro definitivo na ANVISA.

A fosfoetanolamina foi sintetizada no Instituto de Química da USP há cerca de 20 anos por uma equipe de pesquisadores chefiada por Gilberto Chierice. A substância nunca foi submetida a testes experimentais para comprovação de sua segurança e eficácia contra o câncer. Os responsáveis pelo produto também nunca pediram  o registro na ANVISA. As cápsulas da substância eram distribuídas gratuitamente pelo pesquisador no campus da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. Há dois anos, por determinação da própria universidade, a substância parou de ser distribuída.

A USP denunciou Chierice por curandeirismo por ter prescrito a fosfoetanolamina sintética para a cura de doenças.


Fonte: UOL






http://www.luizhorta.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário